INFORMATIVO ' JESUS É BOM BOM DEMAIS' - DIREÇÃO TIA NETE

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Manoel Guedes: Vida de passagem

Manoel Guedes do Nascimento coordena a rotina de 20 jovens ex-usuários de drogas em processo de desintoxicação. Conta com uma equipe formada de médico, psicólogo e psiquiatra. Como se trata de um trabalho de caráter religioso, ligado a Igreja Batista Belém, ele recebe a ajuda constante da comunidade de fiéis e do seu líder religioso, o pastor da congregação. Mas no dia-a-dia, ele está “só e Deus” em um sítio próximo ao final da Rua Luis Viana. Em uma imóvel bastante simples com seis quartos, uma biblioteca, uma sala razoavelmente ampla, um salão de atividades um pouco maior, uma área externa de cerca de mil m2 aliado ao desafio de preencher com atividades significativas 16 horas diárias e a mente desse grupo tão especial.
“Buscai primeiro a Deus e tudo lhe será acrescentado”. A Bíblia recomenda algo assim. Fica a impressão de que esse vazio de metros e horas é preenchido pela presença de Deus. Manoel Guedes, um exemplo de que o milagre da regeneração celular e do caráter é possível. Ele mesmo, ex-drogado, comanda a instituição, revelando sensatez, bom senso, equilíbrio e ânimo. Casado, freqüentador assíduo do templo, 37 anos de idade, 16 dedicados às drogas, oito liberto delas, ele mistura a leitura das escrituras com ensinamentos tirados da sua própria experiência: “Coloque, garoto, sua mente e seu coração onde está o seu pé. Olhe para onde você pisa coloque sua mente para onde você está pisando, veja se o ambiente que você está pisando é um ambiente saudável, firme para que você persevere na presença de Deus, adorando a Deus, exaltando o nome do Senhor, fazendo com que o nome de Deus seja glorificado”.
(MANOEL GUEDES)
Guedes também tem uma habilidade especial para desvendar a mente dos adolescentes. Dois adjetivos ele usa com freqüência para descrevê-los “curioso” e “audacioso”. O coordenador da Casa de Passagem deixa nas entrelinhas o ponto central de toda a questão que relaciona drogas e adolescência. Para ele tudo resume-se em conhecer o ímpeto adolescente e fazer o adolescente ter uma leitura melhor do mundo adulto que o espera inevitavelmente.
Colocando-se no lugar dos internos, porque foi um, em Feira de Santana, ele entende a necessidade não só da presença da família, mas de compreender as emoções nela presentes, a sua sutileza e até mesmo a sua fragilidade. Guedes considera a reconciliação com a família um dos primeiros passos do tratamento. “Para o adolescente todo o conselho dos pais é uma coisa chata, isso é normal”. O coordenador reconhece a parcela de culpa dos pais, como a falta de diálogo, por exemplo, mas ele sugere uma mudança de visão do filho com relação a essa lacuna. “Quando ele enxerga os pais como pessoas comuns passíveis de falhas, a compreensão refaz os laços de amor e também fortalece a relação familiar”. Guedes lembra que a Bíblia está repleta de exemplos tanto de amor quanto de desobediência filial. “Toda história de um drogado que tenta se recuperar é a repetição da história do filho pródigo”.
As horas do dia são preenchidas com atividades de limpeza da própria residência e do terreno, com trabalhos na horta e no pomar. Há o momento de leitura e interpretação do texto bíblico. Depois são realizadas as tarefas escolares, pois todos estudam no turno da noite. Geralmente praticam esporte, assistem televisão, lêem, ouvem música e tem tempo livre para dedicarem a qualquer atividade. Alguns saem para uma pequena jornada profissional de caráter educativo, na empresa de algum irmão da igreja.
A Casa de Passagem Belém está preparando a documentação necessária para realizar parcerias com setor público. A intenção é realizar oficinas profissionalizantes, melhorar as instalações físicas da casa, de fato, muito modestas. Uma área de esporte e lazer menos improvisada faz parte do projeto. Mas Guedes acha que o processo de restauração de vida para os usuários de droga deve passar por uma fase preventiva, uma de regeneração e outra de reintegração à sociedade. Como a Casa de Passagem Belém faz a parte “curativa”, Guedes sente necessidade de uma moradia destinada a fazer intermediação destes jovens com a sociedade. Sob a supervisão da Igreja, haverá uma residência em que os ex-internos estejam por conta própria, se mantendo com seus salários com o segundo grau concluído para que depois de um certo período de avaliação, eles sigam com suas vidas sem tantos riscos de regressão.

Entrevista da Revista Portal da Cidade - Edição número 3 / Novembro de 2010 - Alagoinhas - Bahia - Brazil.

Manoel Guedes Morais do Nascimento - Esposo da Tia Nete - TODO HONRA E TODA A GLÓRIA AO SENHOR JESUS CRISTO!!! OH!!! GLÓRIA A DEUS!!!


Comentário:

Tony Clay disse:
Muito boa a matéria, Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMIGUINHO(A), LOUVEMOS AO SENHOR COM INSTRUMENTOS DE CORDAS!!! LOUVAI AO SENHOR NOSSO DEUS!!!


AMIGUINHO(A), LOUVAI AO SENHOR COM DANÇAS!!! LOUVAI AO SENHOR NOSSO DEUS!!!

O TEMPO ESTÁ PASSANDO....... JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO! O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA O REINO DE DEUS?

NÃO ESQUEÇA, DEIXE SEU COMENTÁRIO!!! OBRIGADA!!!

FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS!!!

EM CRISTO,
TIA NETE!!!



REDE VIDEOS 'JESUS É BOM BOM DEMAIS' - CAMPANHA ANTIDROGAS - DROGA MATA, CRISTO DÁ VIDA ETERNA!

REDE VIDEOS 'JESUS É BOM BOM DEMAIS' - FILME HISTÓRICO

COM JESUS CRISTO TEMOS NOSSA FAMÍLIA DE VERDADE!!!

COM JESUS CRISTO TEMOS NOSSA FAMÍLIA DE VERDADE!!!